Noticias

As vantagens em investir num Biotriturador

O que é um Biotriturador?

É um equipamento agrícola que serve para triturar galhos, ramos e outros materiais sólidos encontrados em jardins, quintais e pomares. É uma ferramenta indispensável para quem gosta de ter um quintal sem resíduos, um jardim asseado, com a relva e as árvores sempre aparadas.

Este equipamento para além de uso profissional, pode ser usado por qualquer pessoa que tenha um jardim e plantações, processando todo o tipo de massa verde, como: galhos, folhas caídas, relva cortada, restos de flores, frutas e vegetais.

Razões pela qual devo investir num Biotriturador . . .

1ª vantagem: Remove de forma rápida os resíduos indesejados

  • Todos os resíduos deixados pelo corte ou poda árvores e arbustos de jardim são removidos mais fácil e rapidamente por um Biotriturador do que através de métodos de limpeza manuais.
  • Não há mais trabalho a apanhar os desperdícios verdes, a colocá-los em caixas de transporte e a deixá-los no centro de reciclagem. Com um Biotriturador o trabalho fica facilitado e o material recolhido pode ser usado para outras finalidades.

2ª vantagem: Poupa tempo

  • Em seguimento do que já foi descrito podemos afirmar que, o proprietário de um Biotriturador poupa tempo e economiza energia. Estes equipamentos são de fácil utilização e rápidos, sem necessidade de grande esforço por parte do utilizador ajudando assim com a gestão do seu tempo.

3ª vantagem: São amigos do ambiente

  • Segundo os dados do Instituto da Conservação da Natureza, 34% dos incêndios em Portugal são causados por queimadas das quais se perde o controlo.
  • Os Biotrituradores são a melhor alternativa às queimadas, pois ao remover os resíduos verdes deixados pela limpeza de um jardim ou plantação, já não há necessidade de os eliminar através de queimadas, além disso, o material que é criado com esses resíduos, através de um Biotriturador, é usado para outros fins agrícolas.

4ª vantagem: Ajudam na produção

  • O lixo orgânico triturado por um Biotriturador pode ser convertido em material de compostagem e ser usado como fertilizante natural. Para além de reduzir custos na compra de fertilizantes, faz com que possa ser usado adubo natural em qualquer plantação, sem necessidade de recorrer a produtos industrializados.
  • Bom para o ambiente e para os solos, que ficam mais férteis e saudáveis. 

5ª vantagem: É rentável

  • O utilizador de um Biotriturador tem a vantagem de poder ainda fazer dinheiro com o adubo natural que produz ao vendê-lo a pessoas que necessitem. Muitas pessoas procuram adubo natural para fertilizarem as suas plantações porque não têm meios para o fazerem em casa.
    • O resíduos resultantes do processo de trituração, podem ainda ser utilizado, depois de secos, como combustível para o sistema de aquecimento da sua habitação, quer seja um recuperador de calor a lenha, ou a pellets depois do seu processo de transformação pelas Máquinas de Pellets

Sobre o processo legal de queimadas:

Para as pessoas que pretendem fazer queimadas é bom recordar que nos espaços rurais, durante o período crítico e fora do período crítico quando se verifique o índice de risco de incêndio rural de níveis muito elevado e máximo a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização.

Durante o período crítico ou quando o índice do risco de incêndio seja de níveis muito elevado ou máximo, as queimadas sem autorização e sem o acompanhamento definido pela autarquia local, devem ser consideradas uso de fogo intencional.

As queimas e queimadas, nos períodos de grande risco de incêndio, são muitas vezes proibidas por um período de tempo pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Ter um Biotriturador nestas alturas do ano poderá ser muitas vezes uma salvação e um bom investimento, evitando assim, não só ter de pedir autorização da autarquia local e o acompanhamento necessário, mas como evitar possíveis incêndios.

Um Biotriturador pode ser usado o ano todo sem qualquer impedimento e só traz vantagens no seu uso.

Que tipos de Biotrituradores existem?

São várias as opções que temos para escolher um Biotriturador, desde trituradores Elétricos, a Combustão e ainda há aqueles para Trator de um uso mais profissional.

Biotrituradores Elétricos:

Os Biotrituradores Elétricos são de porte mais pequeno e são indicados para pessoas com pequenos jardins sem grandes galhos ou ramos grandes para triturar.

Sugestão: TRITURADOR GARLAND CHIPPER 3.8HP 45MM

Biotrituradores a Combustão:

Já os Biotrituradores a Combustão são os que têm mais procura e mais oferta de vários modelos e marcas, havendo muitas escolhas para uso profissional e não profissional. Têm maior capacidade de trituração em grandes quantidades.

Sugestão: BIOTRITURADOR MAXI CECCATO SEMI-PROFISSIONAL HONDA GX390

Sugestão para uso profissional: BIOTRITURADOR HONDA GX690 CECCATO BIO.TRICSMON690-R

Biotrituradores de Trator:

São indicados para proprietários de um trator e para um uso mais profissional.

Sugestão: BIOTRITURADOR P.T.O. MAX CECCATO BIO.TRISMONC

Referências:

Artigo 28.º do DL n.º 14/2019, de 21 de janeiro